sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Notação de Lewis


Notação de Lewis é uma forma de representar ligações químicas. Foi proposta em 1916 pelo físico e químico norte-americano Gilbert Newton Lewis.
Esta notação consiste numa representação esquemática da camada de valência de cada átomo, isto é, representa-se o símbolo do elemento rodeado dos electrões de valência (representados por pontos). 

Uma molécula são um conjunto de átomos ligados entre si.

  •  O hidrogénio só tem um electrão e para ficar estável precisa de dois. Ele vai partilhar o par de electrões de valência com outro átomo de hidrogénio. A isto chama-se um ligação covalente simples, a partilha de um par de electrões. 
  • O Oxigénio tem 6 electrões de valência e para ficar estável precisa de 8. Então, forma-se uma molécula de 2 átomos de oxigénio, que partilham 2 pares de electrões, a isto se chama ligação covalente dupla.
  • O Metano, CH4, é constítuido por 1 átomo de carbono que tem 4 electrões de valência e 4 átomos de hidrogénio, portanto são 4 ligações covalente simples, ou seja há 4 partilhas de 1 par de electrões.



Existem moléculas compostas (HCl, CO2...) e moléculas elementares (H2, Cl2, O2, F2...).
Existem moléculas diatómicas, constituídas por 2 átomos, molécula triatómicas, constituídas por 3 átomos, e moléculas tetratómicas, constituídas por 4 ou mais átomos.

Quando as moléculas diatómicas são elementares, a nuvem electrónica é simétrica, ou seja é uma molécula apolar, sem pólos eléctricos. Quando são compostas, a nuvem electrónica é assimétrica, porque tem pólos negativos e pólos positivos, ou seja é uma molécula polar. A geometria das moléculas diatónicas é sempre linear.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Notação_de_Lewis 

Sem comentários:

Enviar um comentário